_______________________

BEM VINDO AO FÓRUM !



    Portal do Utente de Saúde

    Compartilhe
    avatar
    Dematos

    Mensagens : 412
    Data de inscrição : 21/12/2009
    Localização : São Julião / Ericeira

    Portal do Utente de Saúde

    Mensagem  Dematos em Dom 24 Jun 2012 - 15:50

    O Ministério da Saúde está a desenvolver diversas iniciativas ao nível do eSaúde, por forma a conseguir uma maior eficácia na partilha de informação dentro do Serviço Nacional da Saúde (SNS), facilitando a vida ao utente e fornecendo novas ferramentas aos profissionais. É de salientar que Portugal está a ser um dos países pioneiros nesta área. É disso exemplo o serviço eAgenda, que permite a marcação online de consultas e pedido de receituário crónico, disponível em https://servicos.min-saude.pt/acesso.

    Agora o acesso ao eAgenda, assim como a outros serviços (eRNU e o eSIGIC), poderá ser feito também através do Portal do Utente, disponível ao público desde o passado dia 31 de maio no endereço https://servicos.min-saude.pt/utente/portal.

    No novo portal destaca-se o menu “As minhas notas”, que permite ao utente inserir os seus contactos de emergência, dados clínicos, hábitos e diversas informações sobre alergias ou outras patologias. Facilitando a partilha de informação com os profissionais do SNS, a partir de qualquer instituição prestadora de cuidados de saúde (USF/Centros de Saúde ou hospitais), poderá verificar-se útil e indispensável para um diagnóstico/tratamento futuro.

    Apesar de ser objetivo do Portal do Utente a partilha de informação, caberá ao utilizador do portal decidir se deseja que a informação por si introduzida esteja disponível para os profissionais de saúde, assim como poderá vir a poder monitorizar quem acedeu aos seus dados de saúde entre duas instituições de saúde.

    O Portal do Utente insere-se no projeto PDS – Plataforma de Dados da Saúde, que irá incluir no futuro outros serviços para o utente como o eVacinas (ainda em desenvolvimento), disponíveis através de um clique neste Portal. Por outro lado está a ser trabalhada área da PDS – Plataforma de Dados de Saúde - para os profissionais através do futuro Portal do Profissional.

    O que é a PDS?

    A PDS – Plataforma de Dados de Saúde é uma base de dados disponível na rede de internet, que irá permitir no futuro a partilha de informação entre utentes, profissionais e instituições do Serviço Nacional de Saúde, garantindo as condições de segurança e confidencialidade dos dados nela inseridos. O seu funcionamento vai permitir, no futuro, maior rapidez e eficácia ao SNS, permitindo aceder a informação em poucos segundos.

    Aceda ao Portal do Utente em: https://servicos.min-saude.pt/utente/portal e beneficie das vantagens que representa para a sua saúde!


    ________________________
    Um abraço e,

    Saudações autocaravanistas itinerantes


    Viajo a bordo da "Girgolina"

      Data/hora atual: Sab 24 Jun 2017 - 7:15