Portimão Logo_Email

_______________________

BEM VINDO AO FÓRUM !




Participe do fórum, é rápido e fácil

Portimão Logo_Email

_______________________

BEM VINDO AO FÓRUM !


Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+3
Haddock
Valbom
ersil
7 participantes

    Portimão

    Haddock
    Haddock


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 12/01/2010
    Idade : 76
    Localização : Azeitão

    Portimão Empty Re: Portimão

    Mensagem  Haddock Ter 29 Jun 2010 - 12:04

    Não tenho a mínima dúvida companheiro Ericeirense!
    Uma das minhas razões de queixa em relação a certas pessoas é a sua atitude em relação aos pequenos clubes. Não lhes convém certamente que eles existam.
    Mas existem, felizmente!
    E têm todo o meu apoio.
    Ericeirense
    Ericeirense


    Mensagens : 58
    Data de inscrição : 16/06/2010
    Idade : 45

    Portimão Empty Re: Portimão

    Mensagem  Ericeirense Ter 29 Jun 2010 - 11:57

    Bom dia !

    Para além do movimento a que o companheiro Addock se refere, também o Clube Autocaravanista Saloio e o Clube Autocaravanista Itinerante,(ver sites dos dois clubes) enviaram ofícios e propostas, embora separadamente , os quais penso que terão tido a mesma eficiência.
    Haddock
    Haddock


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 12/01/2010
    Idade : 76
    Localização : Azeitão

    Portimão Empty Re: Portimão

    Mensagem  Haddock Ter 29 Jun 2010 - 11:44

    Bom dia a todos

    Na dupla qualidade de munícipe de Portimão e de autocaravanista já enviei um comentário ao post publicado no Blog de Portimão.
    Embora não tendo aderido ao movimento em causa, pois não suporto a sua origem, reconheço que foi eficaz. Estando neste momento afastado de qualquer movimento associativo ligado com a actividade, não abdico de intervir independentemente.
    Foi notável a atitude da autarquia, só espero que não se fiquem por aqui. Os "acampamentos" selvagens a que se assistiam não devem poder continuar. É mau para a nossa imagem.
    Nuno Pires
    Nuno Pires
    Administrador


    Mensagens : 183
    Data de inscrição : 26/12/2009
    Idade : 47
    Localização : Camarões-Sintra

    Portimão Empty Re: Portimão

    Mensagem  Nuno Pires Ter 29 Jun 2010 - 11:26

    Bom dia a todos.

    Quero da os parabéns aos clube,portais e foruns envolvidos.
    Penso que a mensagem de "união" foi passada para fora....
    Dematos
    Dematos


    Mensagens : 412
    Data de inscrição : 21/12/2009
    Localização : São Julião / Ericeira

    Portimão Empty Re: Portimão

    Mensagem  Dematos Ter 29 Jun 2010 - 11:12

    O projecto que a C.M. de Portimão apresentou ontem para votação na A.M. foi retirado pela maioria municipal e será reanalisado, tendo em conta as várias reclamações e propostas apresentadas pelos vários clubes de autocaravanismo e outras entidades.

    http://cidadedeportimao.blogspot.com/2010/06/ps-portimao-retira-lei-anti-caravanas.html
    Ericeirense
    Ericeirense


    Mensagens : 58
    Data de inscrição : 16/06/2010
    Idade : 45

    Portimão Empty Re: Portimão

    Mensagem  Ericeirense Qui 24 Jun 2010 - 14:03

    Bom dia,
    Coloco este link do jornal algarvio "barlavento online, que hoje saiu com um artigo sobre este assunto.

    http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=42714
    decarvalho
    decarvalho


    Mensagens : 57
    Data de inscrição : 30/01/2010
    Idade : 78

    Portimão Empty PORTIMAO

    Mensagem  decarvalho Seg 21 Jun 2010 - 0:29

    Carisssimo Dematos, estimadissimo amigo e companheiro autocaravanista

    Na realiddae são mesmo oito entidades (embora haja mais na linha para subscreverem a carta manigfesto) - e pessoalmente penso que quem ja enviou protestos e sugestoes concretas pode tambem aderir à carta conjunta)

    Nestas oito entidades (elas constam da assinatura do documento) estao entre outras que menciona...o forum CCP, o TCA, o MIDAP e o CAB...
    ora vejam:
    http://touring-clube-autocaravanista.blogspot.com/2010/06/tca-touring-clube-autocaravanista.html

    Quanto à plataforma MUDAI estou como o Dematos, não sei o que é, (só ouvi falar...e ler referencias dispersas)conheço sim a Declaraçao de Princpios do Autocaravanismo que a Newsletter também susbcreveu, e a que aderiram entre outros o TCA, o CAB e o MIDAP alem do forum CCP...

    Subscrevo e assino por baixo da sua afirmaçao:
    Constato, que todas estas movimentações e tomadas de posição, vêm demonstrar uma grande vitalidade por que passa o autocaravanismo , na versão itinerante.

    De facto, desde ha um ano e meio a esta parte grandes passos se deram....pena que o tempo não volte atras e os oito ( e mais os que queiram) não pudesssem regressar à AR para audição ao Movimento Autocaravavanista...ou participarem activamente no I Seminario Nacional do Autocaravanismo que teve lugar em Cascais em Maio de 2009 com o patrocinio do Turismo de Portugal, do ACP e do MIDAP... e onde foi lançado o ONGA que teve a sua primeira reuniao ja´este ano em Maio, e que vai ter a segunda a 2 de JULHO, proximo...(reunirá 1 vez por trimestre)

    Só por isso não percebo que alguem que ja faz parte do ONGA ,como é o caso do MIDAP e do CAB esteja a par do que quer que seja... para antecipar-se a entrada em funcionamento do ONGA...que ja funciona....

    Creio tal ser pura desinformaçao sem sentido...e que nada altera a pujança (finalmnte) do movimento autocaravanista onde houve uns tantos que deram tantos tiros nos pés e outros fraticidas, nos companheiros que em concreto nem procuraram protagonismos pessoais nem cargos, nem funções...nem promoviam inexistentes lobbies de empresarios de parques de campismo...
    a VERDADE PURA E DURA ESTA A VIR AO CIMO....

    um abraçao amigo
    Decarvalho
    (simplesmente)
    Dematos
    Dematos


    Mensagens : 412
    Data de inscrição : 21/12/2009
    Localização : São Julião / Ericeira

    Portimão Empty Re: Portimão

    Mensagem  Dematos Dom 20 Jun 2010 - 16:31

    Boa tarde,
    Nunca é demais enquadrar o que de facto está em causa:

    A câmara municipal de Portimão pretende aprovar em assembleia municipal a realizar no próximo dia 28 de Junho um documento que proíbe “qualquer prática de campismo fora dos locais legalmente consignados”, aplicando o mesmo princípio ao “aparcamento de viaturas com a finalidade de pernoitar”. http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=106553
    Contra a proibição de estacionar e pernoitar em autocaravana , o CAS e o CAI enviaram separadamente ofícios á edilidade portimonense, de desagrado e apresentaram propostas para solucionar o problema.
    Entretanto, sete entidades( oito, segundo o companheiro Decarvalho) nas quais se incluem o Clube Portugês de Autocaravanas e o Clube Flaviense de Autocaravanismo, no que para alguns se terá dado inicio à Plataforma MUDAI (Movimento de Unidade para a Defesa do Autocaravanismo Itinerante) e que se destina, segundo outros, a apresentar linhas orientadoras para o autocaravanismo itinerante, o qual terá como objectivo antecipar-se ao aparecimento para Setembro, da ONGA do ACP, apresentaram também junto do município de Portimão, um oficio conjunto mostrando desagrado, apresentando propostas de alteração ao documento.
    Constato, que todas estas movimentações e tomadas de posição, vêm demonstrar uma grande vitalidade por que passa o autocaravanismo , na versão itinerante.

    PS: Quanto ao MUDAI, são apenas rumores e não passam disso mesmo, pois para além dum documento a que tive acesso à umas semanas, nunca vi nada escrito em Sites, Fóruns ou Blogues.
    decarvalho
    decarvalho


    Mensagens : 57
    Data de inscrição : 30/01/2010
    Idade : 78

    Portimão Empty Portimão

    Mensagem  decarvalho Dom 20 Jun 2010 - 13:53

    Ora vivam...

    Compartilho das preocupações de todos mas nao do desanimo!
    Creio mesmo que está no limite a incompreensão da opiniao publica e de alguns autarcas do que é o verdadeiro autocaravanismo, e que alguns ditos autocaravanistas (poucos, mas manipuladores e bem conhecidos)persistem a tentar confundir.

    De facto hoje já oito organizações tomaram posição conjunta perante a CM de Portimão (veja-se por todas, o site do CAB (em www.cab-circulo.blogspot.com)
    e a do TCA (em www.touring-clube-autocaravanista.blogspot.com)

    em breve ( provavelmente a 23 ou 24 de Junho)também o BLOG NEWSLETTER que assino, a titulo individual tomará a sua posição com um post scriptum aquela carta manifesto das oito organizações, e onde se incluirão o seguinte comentario (entre outros) que ja aqui fica registado!

    Um abraçao, boas voltas e reviravoltas!
    ....................
    O protagonista para nós, sem "salamaleques", foi sempre a favor e pró Autocaravanismo, e não como abutres erráticos e rasteiros (que julgam os outros à sua frustrada semelhança) insinuam, que fosse a favor de qualquer entidade, fulanismo ou personalidade, como o uso de um simples e vulgar nick name Decarvalho claramente desmente.

    Na realidade, hoje está claro para todo os autocaravanistas e autoridades esclarecidas, bem formadas e melhor informadas, que há três situações distintas:

    1) Grupo 1-

    Há autocaravanistas que optam voluntariamente, sistemáticamente ou esporádicamente, por praticar campismo em parques de campismo quando a estes se acolhem, seja por períodos inferiores ou superiores a 72h, e pelas mais diversas razões, desde por conveniência ocasional de reabastecimentos, preocupações de segurança, ou maior comodidade de infra-estruturas para a familia, geralmente a companhia de filhos menores. Para estes, existe ja de forma crescente uma política de resposta especifica de proprietários de parques de campismo conscientes, e que até têm protocolo com Clubes de Autocaravanistas, permitindo por exemplo, o acesso aos serviços de saneamento e reabastecimento das autocaravanas, sem exigir taxas de pernoita, ou que têm areas especiais para pernoita com preços espciais para os autocaravanistas, como acontece por exemplo com a Orbitur só desde 2010, e com os parques de campismo de Alenquer (particular) e de Pedrogão (municipal) desde 2007.

    2) Grupo 2-

    Há autocaravanistas que de forma mais sistemática em viagem itinerante, no País e no estrangeiro, privilegiam etapas de duração inferior a 72h, com estacionamento e pernoita nas suas autocaravanas, na via pública, ou em parques públicos ou privados, e outras zonas adequadas pelas suas condições de manobra, e de capacidade de estacionamento sem limitações constrangedoras ao gabarito de autocaravanas (veiculos M1) . Estas áreas são até por vezes dotadas de estação de serviços, onde os autocaravanistas se acolhem sem acampar, não recorrendo portanto a parques de campismo tradicionais, aliás por vezes inexistentes nas suas etapas de viagem, ou mesmo encerrados fora da estação alta, à hora em que estas terminam.

    3) Grupo 3-

    Há proprietários de autocaravanas e furgons (veiculos transformados) cujo comportamento anti-social se baseia na contestação libertária e libertina da sociedade e do Estado de Direito, e que persistem em acampar ilegalmente fora de parques de campismo, numa aliança incestuosa entre o auto-campismo e o campismo selvagem, proclamando terem a liberdade ilimitada de estacionarem e pernoitarem onde querem, quando querem, e como querem. Este grupo marginal vive num ghetto, e está desacreditado junto da opinião pública esclarecida, pois constitui um autêntico virus do anti-autocaravanismo itinerante, e campeões do quanto-pior-melhor, tornando-os aliados úteis dos proprietários fundamentalistas dos parques de campismo, que querem cegamente opor-se, e proibir o autocaravanismo itininerante.

    Por esse motivo, claro que os toscos adeptos do Grupo 3, embora já desmacarados perante a opinião pública, se manterão na sua guerrilha odiosa, manipulando o insulto pessoal, a insinuação injuriosa, e difamatória ao bom nome, encarniçando-se na baixa politica de terra queimada, de bota abaixo,sem sentido de cidadania, e contra o verdadeiro Autocaravanismo.
    Nuno Pires
    Nuno Pires
    Administrador


    Mensagens : 183
    Data de inscrição : 26/12/2009
    Idade : 47
    Localização : Camarões-Sintra

    Portimão Empty Re: Portimão

    Mensagem  Nuno Pires Ter 15 Jun 2010 - 23:49

    Boa noite a todos.

    Companheiro Haddock a questão Portimão será talvez o inicio de muitas proibições que se avizinham, para o caso o Clube Autocaravanista Saloio mandou uma carta de protesto para Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Vereadores do Turismo bem como outros vereadores municipais a demonstrar o nosso desapontamento e de alguma forma separar as águas.

    Quanto ao mega evento campista do CPA julgo que a procissão ainda vai no adro ou então estão já se prepara algo, vai-se lá saber o quê.....talvez uma preparação a um futuro próximo será?
    Haddock
    Haddock


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 12/01/2010
    Idade : 76
    Localização : Azeitão

    Portimão Empty Portimão (e não só) - Uma opinião

    Mensagem  Haddock Ter 15 Jun 2010 - 21:19

    Caros amigos

    não quero deixar de lhes dar parte da minha posição quanto ao assunto de Portimão que poderá ser extensível a outros locais. Como disse é a minha opinião e, certamente, discutível.

    "Quanto ao que se está a desenrolar no Algarve: era previsível que mais dia menos dia aquelas autarquias teriam que tomar uma posição pois era uma autêntica vergonha o que ali se andava a passar.
    Os comportamentos de certos senhores que se deslocam em autocaravana (neste caso maioritariamente estrangeiros) vai a pouco e pouco fazer com que todos sejamos escorraçados.
    Por exemplo, cada vez é menos possível encontrar um lugar para pernoitar na AS de Castro Marim: incrustam-se lá dias a fio e os "passantes" não têm possibilidade de fazer uma pernoita simples (aqui, como medida preventiva, poderia ser sugerido à autarquia que limite o período de estacionamento a 48 ou 72 horas no máximo).
    Na bela praia fluvial das minas de São Domingos é muito provável que um dia floresça um dos sinais de proibição de estacionamento a AC; já uma vez alertei para o que ali se está a passar (e fui insultado por isso por um dos alarve-caravanistas que por aí andam). Também se poderia alertar a autarquia de Mértola para a necessidade de limitar o tempo de permanência (aqui até não me parece difícil pois, segundo constatei, a GNR faz patrulhas no local várias vezes por dia).
    Voltando ao Algarve: não me parece que haja grande coisa a fazer com excepção de tentar estabelecer uma diferenciação nítida entre quem quer ser autocaravanista e aquelas "lapas" que por lá andam a incrustar-se. Uma acção semelhante poderia ser efectuada em relação a Castro Marim e a São Domingos. Como preventivo. Senão, qualquer dia, só mesmo nos parques de campismo (em sardinhadas do CPA?).
    Pessoalmente, julgo que esta acção foi catalisada pelos proprietários dos PC : tristes senhores! Os auto-campistas que agora vão ser escorraçados (se o forem) não irão lá por isso cair nos braços desses senhores. Vão poluir outros ares e começo a temer pelo Algarve interior e pelo Alentejo."


    Como sócio do CPA, aproveito a ocasião para apresentar as minhas desculpas aos companheiros não sócios por o clube estar a organizar um convívio reservado a sócios.

    Um abraço
    Valbom
    Valbom


    Mensagens : 109
    Data de inscrição : 24/12/2009
    Idade : 57

    Portimão Empty Re: Portimão

    Mensagem  Valbom Ter 15 Jun 2010 - 16:32

    Boa tarde,
    Concordo plenamente com a sugestão do Ersil e acho que os autocaravanistas, a título individual, o deverão fazer, sem insultos e civilizadamente.
    ersil
    ersil


    Mensagens : 31
    Data de inscrição : 23/12/2009
    Idade : 64
    Localização : rio tinto

    Portimão Empty Portimão

    Mensagem  ersil Seg 14 Jun 2010 - 15:27

    Boa tarde

    Com a recente posição da Camara de Portimão em restringir o estacionamento das ACs por um periodo máximo de 6 horas!... não deveriam os clubes de ACs tomar posição perante mais esta inconstitucionalidade? É que pode ter efeitos de bola de neve.
    Que se castigue o prevaricador, tudo bem, Agora meter tudo no mesmo saco...

    Um abraço
    Ernesto Silva

    Conteúdo patrocinado


    Portimão Empty Re: Portimão

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024 - 23:36