Boa noite,
Um pneu de carga é desenvolvido para suportar um limite de peso para um furgão, isto é, como existem vários furgões com diferentes rodados (simples ou duplos), essa capacidade é especifica para poder atingir velocidades de 110-100 km/h com a carga máxima. Simplificando,a grande maioria dos furgões ligeiros na Europa,podem suportar até 3500Kg, o que não acontece com as Autocaravanas...que dependendo dos países, podem ser entre 3500kg e os 5000kg.
Os pneus "camper" ou "camping", usam basicamente as mesmas caracteristicas de um pneu de carga,as diferenças prendem-se no tipo de borracha utilizada que é feita para durar em anos e não em kms, para andar por estrada ou fora de estrada (não é todo-o-terreno), aguentarem constantemente o peso de 3500kg (em média, uma autocaravana de 2 camas,2adultos,4-6lugares,com 1 botija de gás, aguas cheias, toldo, combustivel,utensilios de WC e cozinha, roupas, cadeiras para camping, churrasqueira,etc, pesa 3600Kg,ou seja,ultrapassa o peso máximo do veiculo para o nosso caso específico), sendo então um pneu que tem um indice de carga fixo e + apropriado para o tipo de veículo. Isto é, para efeitos teóricos,desde que um pneu de carga comercial suporte os pesos máximos admissiveis por eixo,não há problemas em efeitos legais (Autoridades, Inspecções e Segurança) mas tendo em conta o que expliquei imediatamente antes, pode não ser o + adequado para efeitos práticos, visto em Portugal, existir este contrassenso (mais um entre muitos),de existirem cerca de 20% de veículos matriculados e a circular como categoria de ligeiros e pesos brutos "encortados" para contornar as leis desactualizadas.
Pessoalmente e tecnicamente,recomendo um pneu especifico para autocaravana,mas se um pneu comercial suportar o peso que está inscrito no livrete / Certificado de Matricula , quem fez a homologação do veículo,é que se está a responsabilizar mas penso que já toda a gente sabe como funcionam as responsabilidades em Portugal...e em caso de arrebantamente, acidente ou outra situação anomala, apura-se sempre que a culpa é velocidade excessiva,más condições da via ou do veículo...
Espero que a explicação não seja muito massativa,mas resumindo,a unica diferença,pode-se prender com a durabilidade da borracha estruturante (não é do piso) e capacidades de carga. Por norma, um pneu comercial é mais barato que um para autocaravanas.
Qualquer outra dúvida ou dúvidas sobre a explicação,não hesite em colocar.
Cumprimentos,
Gabriel Marques
Um pneu de carga é desenvolvido para suportar um limite de peso para um furgão, isto é, como existem vários furgões com diferentes rodados (simples ou duplos), essa capacidade é especifica para poder atingir velocidades de 110-100 km/h com a carga máxima. Simplificando,a grande maioria dos furgões ligeiros na Europa,podem suportar até 3500Kg, o que não acontece com as Autocaravanas...que dependendo dos países, podem ser entre 3500kg e os 5000kg.
Os pneus "camper" ou "camping", usam basicamente as mesmas caracteristicas de um pneu de carga,as diferenças prendem-se no tipo de borracha utilizada que é feita para durar em anos e não em kms, para andar por estrada ou fora de estrada (não é todo-o-terreno), aguentarem constantemente o peso de 3500kg (em média, uma autocaravana de 2 camas,2adultos,4-6lugares,com 1 botija de gás, aguas cheias, toldo, combustivel,utensilios de WC e cozinha, roupas, cadeiras para camping, churrasqueira,etc, pesa 3600Kg,ou seja,ultrapassa o peso máximo do veiculo para o nosso caso específico), sendo então um pneu que tem um indice de carga fixo e + apropriado para o tipo de veículo. Isto é, para efeitos teóricos,desde que um pneu de carga comercial suporte os pesos máximos admissiveis por eixo,não há problemas em efeitos legais (Autoridades, Inspecções e Segurança) mas tendo em conta o que expliquei imediatamente antes, pode não ser o + adequado para efeitos práticos, visto em Portugal, existir este contrassenso (mais um entre muitos),de existirem cerca de 20% de veículos matriculados e a circular como categoria de ligeiros e pesos brutos "encortados" para contornar as leis desactualizadas.
Pessoalmente e tecnicamente,recomendo um pneu especifico para autocaravana,mas se um pneu comercial suportar o peso que está inscrito no livrete / Certificado de Matricula , quem fez a homologação do veículo,é que se está a responsabilizar mas penso que já toda a gente sabe como funcionam as responsabilidades em Portugal...e em caso de arrebantamente, acidente ou outra situação anomala, apura-se sempre que a culpa é velocidade excessiva,más condições da via ou do veículo...
Espero que a explicação não seja muito massativa,mas resumindo,a unica diferença,pode-se prender com a durabilidade da borracha estruturante (não é do piso) e capacidades de carga. Por norma, um pneu comercial é mais barato que um para autocaravanas.
Qualquer outra dúvida ou dúvidas sobre a explicação,não hesite em colocar.
Cumprimentos,
Gabriel Marques